VALE A PENA FAZER GASTRONOMIA? VEJA COMO SEGUIR A CARREIRA

A área de Gastronomia é, de fato, muito ampla e é reconhecida no mercado. Mas será que vale mesmo a pena estar se capacitando para seguir essa carteira? Para ajudar você a decidir o seu futuro, apresentamos a seguir alguns prós e contras do curso de Gastronomia.

Vantagens

Mercado de Trabalho Amplo

Uma das maiores vantagens para o curso de Gastronomia é o amplo mercado de trabalho disponível, isto porque o profissional da área pode atuar em restaurantes, bares e lanchonetes de diferentes tipos de comida.

Além da variação do ambiente, o profissional da Gastronomia pode ainda, começar o seu próprio negócio a partir dos aprendizados adquiridos no curso. Em algumas instituições, como ocorre com os cursos gratuitos SENAC, o estudante começa a trabalhar já na própria escola técnica. 

Técnicas Exclusivas

Uma outra grande vantagem para quem está pensando em se capacitar em Gastronomia é a possibilidade de estar aprendendo técnicas exclusivas com profissionais qualificados.

Cada professor terá um conhecimento único e exclusivo para oferecer e quando mais o estudante puder absorver, melhor profissional ele será.

Desvantagens

Custo Alto

É importante exemplificar o outro lado da situação: as desvantagens para esse curso. Gastronomia não é uma formação barata, apesar de estar disponível em vários níveis de estudo.

Por isso, o estudante tem que estar preparado para cumprir com as mensalidades ou optar por cursos gratuitos oferecidos por instituições como o SENAC, por exemplo.

Mercado Instável 

Um outro ponto que é necessário considerar antes de dar inicial a formação nessa área é o mercado instável. A média salarial para o profissional pode mudar bastante, dependendo da área de atuação e do próprio mercado local.

Carreira 

Se você já conferiu os prós e contras da profissão e acredita que área da Gastronomia realmente vale a pena para você, então veja a seguir algumas dicas para começar a sua carreira! O primeiro ponto é decidir qual a área que você tem mais afinidade, por exemplo, você prefere confeitaria?

Ou especialidades da comida italiana? Escolha o direcionamento da sua carreira para poder iniciá-la. Busque fazer Contatos na área que você quiser e trace estratégias visando um objetivo final.

A capacitação continua sendo um ponto importante é você deve estar sem em busca de cursos rápidos, workshops e eventos do mundo da Gastronomia. Saber onde você quer chegar é essencial para começar a seguir suas metas! 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *