DICAS PARA APROVEITAR BEM O SEU 13º SALÁRIO

O décimo terceiro salário é um dos benefícios mais aguardado pelos trabalhadores, por representar um salário extra para quem tem direito. Mas quem não tem os devidos cuidados, pode acabar desperdiçando esse pagamento tão válido. Por isso, vamos apresentar para você algumas dicas para aproveitar bem o seu 13° salário. Confira a seguir:

Durante o ano, existem dois direitos do trabalhador da CLT que promovem um valor extra. Esses valores podem ajudar você a sair do vermelho e até a começar um investimento.

Em primeiro lugar, temos o PIS/PASEP, que proporciona o pagamento do abono salarial. Este valor pode ser equivalente a até um salário mínimo. Quem tem direito, deve verificar os dados de acordo com a tabela PIS 2020.

Enquanto isso, quem vai receber o décimo terceiro tem direito a uma bonificação equivalente ao seu salário. O cálculo para saber quanto você vai receber é feito a partir da soma da remuneração de todos os meses trabalhados, dividido pelo tempo de serviço.

Mas quem vai receber o PIS 2020 ou quem vai receber o decimo terceiro salário, precisa estar atento em como utilizar esse dinheiro para seu próprio benefício.

Economize para os gastos do ano seguinte

Como você já deve saber, o começo do ano implica diversos valores para o seu bolso. São exemplos deles: o IPVA, o IPTU, o Imposto de Renda, matrícula, material escolar e muito mais.

Por isso, uma boa dica para você usar corretamente o seu décimo é utilizar para cumprir os valores obrigatórios e evitar possíveis dividas e juros.

Se livre de possíveis dívidas

Durante o ano, é normal que você acabe deixando de pagar um conta ou acabe parcelando muitas coisas no seu cartão de crédito. A bonificação pode ser um meio de sanar essas pendências.

Já pensou em começar o ano sem dividas e com o orçamento totalmente livre? Isso pode ser possível se você souber aplicar corretamente a remuneração extra.

Guarde uma porcentagem para eventualidades

Sabe quando está tudo correndo bem e de repente aparece aquela infiltração, ou aquela viagem escolar das crianças, ou até quem sabe um pneu furado?

Se você guardar uma porcentagem do seu décimo terceiro salário, poderá estar livre de uma surpresa negativa como as situações mencionadas.

Se for fazer compras, evite parcelar

É normal querer usar uma parte do seu décimo para comprar algo que você almejou o ano inteiro e pode se ruma forma de gastar o seu décimo.

Entretanto, o ideal é que se você for fazer compras, pague tudo à vista. Assim, o seu décimo terá proporcionado uma aquisição e não irá gerar outros gastos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *