COMO SER JUIZ? REQUISITOS PARA SEGUIR A CARREIRA

A carreira e Juiz é uma das mais valorizadas e estimadas da área de Direito e por isso, muitas pessoas querem inciar um plano de carreira para alcançar o cago. Você sabe o que é necessário e como começar a sua carreira de Juiz? Veja essas e outras informações no texto abaixo:

Escolha qual o viés da área que você quer seguir

Muitas pessoas não sabem, mas existem diferentes categorias de atuação para o cargo de Juiz. Uma delas é a de Juiz Federal, responsável por crimes e ocorrências relacionados aos Estados estrangeiros, a União e a temas políticos.

E temos ainda, o Juiz de Direito, ou como também é conhecido, o Juiz Estadual, responsável por situações conflitos entre pessoas físicas e jurídicas. Você deverá escolher qual carreira quer seguir durante a sua formação na área.

Ingresse no curso superior de Direito

Como você já conhece as opções que pode optar durante a sua formação, é importante começar um curso superior de Direito. A graduação a área é fundamental para a carreira de Juiz.

Você pode ingressar na formação através dos sistemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou através do vestibular tradicional de sua escolha.

Participe e seja aprovado na prova da OAB

Cursar os 4 anos da graduação de Direito, ainda não serão suficientes para garantir que você possa atuar como Juiz Federal ou Juiz Estadual.

É preciso participar e ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por isso, esteja atento ao calendário OAB 2020. Muita gente acaba participando da prova mais de uma vez para conseguir êxito.

Atue na área por 3 anos

Quando você for aprovado na prova OAB 2020poderá começar a trabalhar na sua área e esse será o momento chave para a sua carreira de Juiz.

Além dos requisitos que já foram mencionados, também é exigido para o cargo de Juiz a experiência de, no mínimo, 3 anos na área de Direito, u seja, a atuação com a carteira da OAB em cargos profissionais da área jurídica.

Participe e seja aprovado em concurso público

A única forma de se tornar um Juiz, seja do poder Federal ou Estadual, é através da prestação de concurso público. O problema é que nem sempre essas oportunidades ficam disponíveis para os candidatos.

O ideal é que você comece a se preparar o quanto antes e que esteja atento a divulgação do possível edital do concurso. Depois é só se inscrever e participar da prova!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *