COMO SABER SE O VINHO ESTA RUIM?

Você está no restaurante curtindo um jantar entre amigos, ou em casal. E sente que o vinho que embala o cardápio não está com um gosto muito bom. Hora de sugerir ao garçom que troque a bebida. Mas, você sabe como identificar se o vinho esta ruim? Com alguns passos e percepções básicas é possível saber se o gosto não agrada ao seu paladar ou se realmente se trata de um bebida estragada.

Dicas para escolher o vinho

Embora você prefira um vinho para dar gosto ao cardápio, ao contrário de refrigerante ou cerveja, pode ser que não tenha conhecimento sobre como escolher o vinho ideal. Afinal, existe mais de um tipo de vinho.

Seguindo algumas dicas básicas fica mais simples decidir qual a melhor escolha. Considerando os seus gostos preferidos, e se for dividir com alguém, também se preocupando com os gostos dele/dela.

  • Pense na ocasião: se trata de um almoço ou jantar? Qual a temperatura?;

Para os dias mais quentes a dica é investir em vinhos brancos, rosés e espumantes. Para as temperaturas mais frescas e durante as refeições prefira os tintos. Vinhos doces e licorosos são melhor combinados com sobremesas.

  • Fornecedor da bebida: o local em que a bebida será comprada;

Um bom fornecedor presa pelo armazenamento do vinho. É preciso ter cuidado com a exposição, limpeza do local e até mesmo o engarrafamento. Prefira adegas, grandes redes de supermercados e lojas especializadas.

  • Leia o rótulo: tenha atenção nas informações.

Tudo o que precisa saber sobre o “nascimento” do vinho vai estar descrito no rótulo. Por isso, não tenha preguiça de ler as informações. Você vai encontrar: tipo de uva, local de origem, safra, maturação e envelhecimento.

Como saber se o vinho está ruim

Sabendo qual tipo de vinho combina mais com o que procura, o consumidor pode sim ter uma decepção quanto for degustar a bebida. Mas é importante saber separar o que seu paladar não gostou, do que realmente está ruim ou estragado.

Segundo especialistas de escolha e identificação da bebida, a forma mais fácil de saber se um vinho realmente está estragado é sentindo o seu cheiro. Perceba que tanto técnicos como os próprios garçons, fazem esse gesto de cheirar a rolha e o vinho para saber seu aroma.

Uma série de fatores pode influenciar para que o vinho fique ruim, por exemplo: ter entrado ar no momento de lacrar a garrafa, a higienização da rolha ter deixado algum tipo de resíduo, componentes químicos em geral.

Por isso, a dica é: vinho deve ter cheiro e gosto de vinho. Se preocupe quando o seu paladar identificar gostos parecidos com:

  • Mofo;
  • Azedo;
  • Ovos;
  • Fósforo.

Vinho espumando, em que a espuma gruda na beira do copo também não é uma boa característica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *